Na terça-feira (24/05) foi a vez da 2ª Vara do Trabalho de São Carlos confirmar que os esforços da conciliação estão espalhados e assimilados por toda 15ª Região.
O juiz Renato da Fonseca Janon homologou acordo que envolve a Electrolux do Brasil S/A e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, destinando R$ 2.802.749,50 a mais de 2200 trabalhadores substituídos, entre ativos e inativos, que se desligaram da empresa nos últimos dois anos, a contar da propositura da ação.
A discussão judicial consistia em diferenças de horas extras, em virtude de recálculo incluindo adicional noturno e adicionais de insalubridade e periculosidade na base de apuração.
Renato Janon opinou sobre o bom resultado obtido, o qual pôs fim a um processo que poderia se tornar rumoroso: “As partes se compuseram resolvendo o conflito de forma célere e eficaz, além de evitarem o ajuizamento de centenas de ações individuais, que assoberbariam ainda mais a Justiça do Trabalho de São Carlos, cujas unidades estão entre as de maior movimentação no Estado de São Paulo. Assim, ganharam todos: os trabalhadores, a empresa, o Poder Judiciário e a sociedade”.
O acordo foi previamente submetido à assembleia sindical e teve consentimento expresso de cada trabalhador beneficiado.
Fonte: TRT15