O calendário definido na Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 3, de 29/11/2017, prevê que se inicie em 1º de maio a terceira fase de implantação do eSocial, para empresas com faturamento superior a R$78 milhões, incluídas no primeiro grupo.
Nesta fase, as empresas deverão incluir informações relativas às suas folhas de pagamento no sistema, os chamados eventos periódicos.
No entanto, ainda que a terceira fase se inicie no primeiro dia do mês de maio, o web service estará disponível para recebimento dos eventos periódicos apenas a partir de 8 de maio. A medida tem o objetivo de garantir uma melhor performance do sistema, pelo aumento de acessos pelos empregadores domésticos até o dia 7 de maio.
Recomendações
Os dados dos eventos de folha devem abranger todo o mês de maio. Caso haja desligamento entre os dias 1 e 7 de maio, o evento de desligamento (S-2299 ou S-2399) deverá ser enviado a partir do dia 08, incluindo as informações de verbas rescisórias.
Os eventos não periódicos (admissões, afastamentos, férias, etc.), além dos eventos iniciais e de tabelas, continuam sendo recebidos normalmente pelo sistema, inclusive no período de 1 a 7 de maio.
Fonte: Classe Contábil